terça-feira, 22 de março de 2011

Mulheres no poder

Na sociedade moderna, a mulher está cada vez mais conquistando seu espaço no ambiente profissional e participando das mudanças ocorridas na atualidade. Aos poucos as habilidades e características femininas começam a ser valorizadas pela sociedade, deixando a mulher, aos poucos de ser uma mera coadjuvante em determinados segmentos sociais e profissionais, destacando-se cada vez mais em muitos espaços.
Foi-se o tempo em que a mulher tinha que ficar em casa fazendo as tarefas domésticas, pois ela está mostrando o seu potencial, provando não ser o sexo frágil.
As mulheres descendem de uma história de submissão; num primeiro momento eram submissas aos seus pais e depois que casavam, submissas aos maridos não podendo por vezes trabalhar nem estudar. Infelizmente, ainda existem pessoas que pensam dessa maneira equivocada. Todavia aos poucos as mulheres estão conquistando o poder, e embora ainda exista uma predominância masculina neste aspecto, vale lembrar que aos poucos tal conquista está ocorrendo.
Historicamente, foi a partir da Revolução Francesa, em 1789, que o papel da mulher na sociedade começou a alterar-se. As transformações sociais ocorridas nos últimos tempos desencadearam também profundas mudanças e redefinição do papel da mulher na sociedade moderna. Ao longo das últimas décadas do século XX, as conquistas sociais femininas e no mercado de trabalho foram muitas, no entanto ainda estão longe do ideal. As mulheres têm hoje maior participação, não só no mercado de trabalho, como também nas esferas política e econômica.
Outro ponto importante a salientar é que as mulheres ainda ocupam menos cargos de poder e prestígio e continuam a ser vistas como as principais responsáveis pela casa e pela família.
Existem pesquisas apontando que mesmo as mulheres exercendo a mesma função que os homens, ainda há diferenças em relação ao salário.
Uma pesquisa feita pelo IBGE em 2008 chegou a um resultado preocupante: embora as mulheres tenham estudado mais que os homens – 59,9% delas estudaram onze anos ou mais, contra 51,9% deles – ainda têm rendimentos menores, mesmo ocupando a mesma função. A parcela da discriminação é grande: mulheres ganham simplesmente, 40% a menos que homens.
Relativamente à questão salarial, vale lembrar que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama promulgou no dia 29 de janeiro de 2009, a primeira lei da sua administração, que consagra a possibilidade dos trabalhadores recorrerem aos tribunais se forem vítimas de discriminação salarial. A iniciativa pretende consagrar, em definitivo, o princípio de salário igual para trabalho igual, independentemente de gênero, raça, nacionalidade e religião. Nos Estados Unidos, as mulheres ainda continuam a ser discriminadas em termos de remuneração salarial: por cada dólar ganho por um homem, uma mulher ganha apenas 78 centavos.
Como é perceptível o cenário do contexto do papel da mulher na sociedade está mudando. Além das várias funções exercidas em sua jornada dupla, tripla: dona-de-casa, mãe, esposa, ela tem sua profissão ou trabalho no mercado. Contudo, para além da faceta, de mãe, feminina, mulher, etc., a mulher pode também ser trabalhadora, participativa e capaz de contribuir de algum modo para a evolução dos tempos e da nossa sociedade. Embora com várias funções ao mesmo tempo e ainda enfrentando todo esse preconceito as mulheres estão chegando onde querem porque a luta é diária e não vai ter fim... Mulher, um ser único!

2 comentários:

  1. Mari muito boa tua abordagem sobre nossa realidade feminina, apesar dos pesares vamos vencer essa guerra. E és uma dessas mulheres que fará a diferença nesse nosso mundo.
    Vamos esntão agora postar sobre a empresa e público alvo! Senti falta do painel, podemos organizar isso hoje a tarde.
    beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  2. To aguardando painel de macro, texto e painéis de publico, empresa e micro. Adiantar esse lado para não complicar mais na frente.
    beijo

    ResponderExcluir